Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Gastronomia

13 pratos típicos de Gênova

Se você perguntar aos italianos quais são as especialidades gastronômicas de Gênova, eles provavelmente dirão uma dessas duas coisas: pesto ou focaccia. No entanto, os pratos típicos de Gênova vão bem além desses dois produtos.

De fato, há uma série de comidinhas e pratos clássicos que vão fazer você se apaixonar pela culinária da região. Muitos dos pratos típicos de Gênova são preparados com ervas aromáticas, como manjericão, manjerona, sálvia, louro, alecrim, erva-doce e muito mais. Além disso, graças ao extenso litoral, muitas das receitas são à base de peixes e frutos do mar.

Pratos típicos de Gênova: Farinata

receita de farinata

A farinata é uma das especialidades da Ligúria mais conhecidas e que impressiona pela sua simplicidade e sabor. Simples de preparar, era também um prato muito pobre e muito consumido como comida de rua.

Feita apenas com azeite, água e farinha de grão de bico, as suas origens parecem muito antigas (já era consumido na época dos romanos) e com o tempo espalhou-se por muitos portos do Mediterrâneo.

A farinata de grão-de-bico pode ser facilmente encontrada em muitos lugares do centro histórico e do porto de Gênova, e pode ser consumido tranquilamente enquanto se caminha pelas ruas da cidade. No entanto, também pode ser preparado com segurança em casa. Veja a receita da farinata genovesa.

Ainda, há uma outra comidinha típica de Gênova feita com os mesmos ingredientes da farinata: a panissa. No entanto, ela difere na farinata por ser mais grossa e cortada em tiras, como se fossem palitinhos.

 

Frisceu

Receita de Frisceu, os bolinhos fritos de Gênova
O frisceu, uma palavra genovesa que indica bolinhos de massa fritos recheados com ervas, manjuba ou bacalhau, usados como petisco ou lanche, onipresentes nas principais feiras e festivais da região. Alguns os chamam de “fish & chips” da Ligúria! Veja a receita de frisceu AQUI.

 

Focaccia

pratos típicos de Gênova

Embora você possa encontrar focaccia por toda a Itália, ela se originou em Gênova.

E, tenho que admitir, certamente comi a melhor focaccia da minha vida aqui. Em sua forma mais básica, a focaccia é um pão macio aromatizado com azeite e sal. A versão genovesa é um pouco mais fina do que você costuma encontrar em outros lugares da Itália.

Existem várias versões de Focaccia genovesa, sendo a mais comum aquela simples, apenas com azeite, ou ainda com azeitonas ou cebolas.

 

Pasta al pesto

pratos típicos de Gênova

Trofie, mandilli, trenette..Este prato típico da Ligúria é bem conhecido em todas as nossas mesas, e tem ficado cada vez mais popular também no exterior.

No entanto, nem todos sabem que o verdadeiro prato inclui não só o uso do pesto genovês (expliquei aqui como é feito o pesto original) para temperar as massas, mas é também acompanhado de batata cozida e feijão verde. Na verdade, é apenas graças à adição destes dois ingredientes que o prato adquire um sabor mais completo e distribuído, sem exagerar com a adição de pesto que pode, por vezes, tornar o prato menos digerível.

 

Ravioli al tocco

O Ravioli al tocco, chamado também de Ravioli alla Genovese é um dos pratos de massa mais tradicionais da Ligúria. Recheados com uma mistura de carne, escarola e borragem, esses ravióli são tradicionalmente servidos com um molho chamado tocco, ou tuccu no dialeto genovês.

Tocco é um molho preparado com um único corte de carne, cozido por várias horas a uma temperatura muito baixa. O molho é usado para dar sabor ao ravióli, enquanto a carne é servida como segundo prato.

Servido com uma pitada de queijo Parmigiano ralado na hora, o ravioli alla Genovese é uma experiência gastronômica autêntica, algo que você deve provar em sua visita a Gênova.

 

Pansotti con salsa di noci

Pansotti com molho de nozes é um prato típico da tradição da Ligúria. Este prato de origem bem simples, vegetariano, na tradição genovesa era bem adequado para o período da Quaresma, por ser sem carne. Graças ao seu sabor e peculiaridade, continua a ser um prato típico muito popular até hoje.

Não é só o pesto de nozes que caracteriza este prato tradicional, mas sobretudo o recheio destes pansotti, chamado preboggión. Preboggión é uma mistura de ervas silvestres típicas da cozinha tradicional da Ligúria, cujos ingredientes variam de local para local e até mesmo ao longo do ano, de acordo com as estações. Geralmente o preboggión é composto de borragem, acelga, cerefólio e urtiga, mas muitas outras ervas são adicionadas à mistura.

 

Cima alla Genovese

Cima alla Genovese é uma receita típica de Gênova. Trata-se de um prato tradicional e significativo da mais antiga gastronomia da Ligúria.

Preparado durante as festas de fim de ano, exige tempo e dedicação na sua preparação. A cima alla genovese é basicamente um invólucro de carne recheado com muitos ingredientes, incluindo miudezas de vitela e verduras variadas. Este invólucro é cozido e por fim servido em rodelas muito finas que realçam o recheio geralmente de cores diferentes.

A cima alla genovese não é comida quente, mas é um prato frio, que se come ao longo de alguns dias. Os vegetais utilizados para o recheio variam de família para família, mas acima de tudo seguem a tendência sazonal com os vegetais frescos disponíveis.

 

Cappon magro

O Cappon magro é uma saborosa salada de frutos do mar e vegetais da Ligúria, servida sobre uma base biscoitada. A salada é visualmente atraente, pois os ingredientes são tradicionalmente dispostos em uma pirâmide colorida e regados com molho verde. Alguns dos ingredientes mais comuns usados no cappon magro incluem camarão ou lagostim, peixe, cenouras, batatas, aipo, azeitonas, alcaparras e ovos cozidos.

Apesar do prato ser normalmente servido em ocasiões festivas especiais, como o Natal, é possível encontrá-lo também nos melhores restaurantes de Gênova durante o ano inteiro.

 

Brandacujun

Brandacujun é uma receita tradicional da Ligúria. Os marinheiros que frequentavam as instalações dos vários portos da Ligúria costumavam incentivar os cozinheiros a prepararem este prato dizedo a seguinte frase: “Branda cujun che ciù ti u brandi, ciù u l’è bon!” (“Agita, cretino, que quanto mais você agita, melhor fica!”), Daí o nome.

É um prato simples e pobre, como muitos pratos tradicionais da Ligúria. Os principais ingredientes do Brandacujun são batatas e bacalhau que, quando mexidos na frigideira, formam uma espécie de creme.

 

Anchovas

anchovas

Marinadas, fritas, recheadas… as anchovas estão presentes em todos os cardápios de Gênova! Você as encontra também como comida de rua, nos típicos quiosques de frituras.

 

Coelho à moda da Liguria (Coniglio alla Ligure)

pratos típicos

O coelho à moda Liguria é um prato tradicional que ainda hoje encontra o seu devido lugar entre os principais pratos de carne da gastronomia desta região da Itália. O coelho é uma carne muito popular na Ligúria tanto nos dias de hoje quanto no passado.

De fato, existem muitas fazendas de criação deste animal ainda presentes em toda a região. No Coniglio alla Ligure, a carne do coelho é  cozida juntamente com verduras, azeitonas, alecrim e pinhões. Prato leve e saboroso.

 

Pratos típicos de Gênova: Pandolce

O Pandolce é um pão doce italiano típico do Natal de Gênova e que consiste em farinha, açúcar, manteiga, leite, passas, ovos, suco de limão e pinhões. Sua textura é delicada e resistente, seca e úmida. Originalmente, famílias inteiras participavam da preparação do pandolce: as mulheres faziam o bolo, a mais nova o levava para a mesa e o mais velho o cortava depois que todos beijassem o bolo.

A primeira fatia era sempre guardada para o primeiro mendigo que batia na porta. Hoje em dia, ele pode ser encontrado nas lojas de toda Gênova já a partir de outubro/novembro.

 

Pratos típicos de Gênova – Para salvar no Pinterest!

Por Renan Sousa

Comilão de nascença e amante do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.