Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Passeios

Nervi, Gênova: Dicas do que ver

O bairro de Nervi, em Gênova, é um dos lugares mais charmosos da cidade. Trata-se de um bairro residencial localizado no extremo leste de Gênova. Além disso, Nervi tem a particularidade de ser um bairro litorâneo e com um parque incrível.

Nervi foi um município independente até 1926, quando passou a fazer parte de Gênova, mas o lugar tem origens antigas. De fato, um primeiro povoado que foi construído ali no início do século I e era uma estação para parar e trocar cavalos.

Ao longo dos séculos a vila foi se expandindo e durante os séculos XVII,XVIII e XIX tornou-se muito popular através da nobreza genovesa que escolheu Nervi para construir seus palacetes residenciais.

O que ver e fazer no bairro de Nervi

Se você pretende passar dois ou mais dias em Gênova, eu aconselho colocar Nervi no seu roteiro. O lugar é realmente encantador e parece que você está em uma vila de pescadores, e não em uma cidade grande como Gênova!

Passeggiata Anita Garibaldi

O passeio começa no cais de Nervi e chega ao antigo porto de Capolungo com uma extensão total de cerca de 2km.

O calçadão era originalmente um antigo caminho que, a partir de 1823, foi utilizado por pescadores e agricultores da zona para chegarem aos barcos ou aos terrenos agrícolas que então margeavam o mar.

A paisagem deslumbrante, especialmente a costa rochosa de Nervi, bem como a vista da península de Portofino, convenceram o marquês Gaetano Gropallo a construir um novo passeio público. A primeira parte ligava o pequeno porto de Nervi à antiga torre Gropallo, enquanto a segunda, construída em 1872, ligava a Serra Gropallo a Capolungo.

O passeio é dedicado a Anita Garibaldi, esposa de Giuseppe Garibaldi. É um percurso maravilhoso, perfeito para uma caminhada ou para chegar aos restaurantes panorâmicos com vista para o mar.

 

A marina

O que hoje é a marina de Nervi, já foi uma enseada natural. A pequena baía é cercada pelas típicas casas coloridas da Ligúria e repleta barcos de pescadores. De fato, parece um cartão postal de uma vila.

Além disso, nas noites de verão, as discotecas que rodeiam a praia são o ponto de encontro dos jovens do bairro e dos que vêm de toda a Gênova para tomar uma cerveja na beleza de um cenário único.

 

O Parque de Nervi

Certamente o parque mais bonito de Gênova, o Parque de Nervi é formado por série de jardins que antigamente pertenciam aos palacetes nobres.

A Villa Grimaldi é um dos palacetes nobres localizados dentro do Parque de Nervi

 

Ele abrange uma área de cerca de 92.000 m² e lá denteo é possível encontrar espécies botânicas muito especiais, algumas de interesse monumental. A clássiva vegetação mediterrânea se mistura com plantas exóticas e tropicais. Por exemplo, pode-se ver uma planta de pimenta crescendo à sombra dos pinheiros bravos e as palmeiras compartilhando a terra com cedros, oliveiras e oleandros. Sem dúvida é uma maravilha para todos os sentidos.

O Parque de Nervi é o lugar perfeito para um piquenique e também para relaxar e respirar ar puro. Além disso, se você viaja com crianças, há um parquinho para elas correrem e se divertirem!

Por fim, no parque de Nervi há um jardim de rosas. É um lugar muito romântico, especialmente na primavera, quando as flores estão em plena floração e tudo fica colorido como em uma pintura impressionista. O roseiral nasceu em 1981 e abrigava cerca de 800 espécies diferentes de rosas! Infelizmente, hoje em dia resta menos de 1/3, mas o espetáculo ainda é único!

Bairro de Nervi

O Parque de Nervi é um parque público e a entrada é gratuita.

 

Comer uma focaccia na Focacceria Buon Appetito

A Focacceria Buon Appetito é uma das minhas preferidas em Gênova. A poucos passos da estação (saindo, vire à esquerca pelo caminho que leva ao calçadão), a Focacceria Buon Appetito é o lugar certo para fazer um lanche. Não há mesas, mas você pode comprar seu pedaço de focaccia e ir comê-la olhando o mar ou ir até o parque e saboreá-la sentado no gramado. As focaccias de lá são uma delícia!

Bairro de Nervi
A focacceria Buon Appetito

 

Como chegar ao bairro de Nervi em Gênova

De carro: autoestrada A12, pegando a saída para Genova Nervi e seguir as indicações para o centro da cidade. Você também pode chegar a Nervi pela estrada estadual SS1 Aurelia. Há uma área de estacionamento na frente da estação (faixas azuis)

Trem: a estação ferroviária Genova Nervi é muito importante e inúmeros trens param lá. É um modo fácil e prático de ir a Nervi e se você sai das estações de Principe ou Brignole, a viagem dura cerca de 15/20 minutos.

Ônibus: linhas 15, 17, 31.

Se você for a Nervi no período da tarde, tente ficar até o pôr do sol!

Por Paulo Silva

Olá, eu sou o Paulo, metade genovês e metade brasileiro. Venha descobrir essa cidade incrível comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.