Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Passeios

Boccadasse, o bairro mais charmoso de Gênova

Boccadasse é um lugar imperdível quando se visita Gênova. Com suas casas em tons pastéis e uma prainha de cascalho, esta pitoresca vila de pescadores é um verdadeiro deleite para os olhos.

Antes de tudo, é importante saber que Boccadasse é uma parte de um bairro de Gênova chamado Albaro. Praticamente é tão escondido, que não dá nem para ver a partir da rua principal. No entanto, ele está localizado em um lugar tão bonito e é tão diferente do centro de Gênova que parece que estamos em uma pequena vila de pescadores, não na capital da Ligúria.

Além disso, é como se estivéssemos saboreando uma prévia das Cinque Terre!

Boccadasse

Um pouco da história de Boccadasse

As origens de Boccadasse não são muito claras.

Ao que parece, na Idade Média, por volta do ano 1000, alguns pescadores espanhóis, depois de uma tempestade, teriam encalhado em uma prainha de pedras e decidido construir uma vila ali. Na época, chamaram o lugar de Donderos, que era o nome do capitão deles.

Depois de alguns anos a aldeia tornou-se parte do distrito de San Francesco d’Albaro. Depois disso, no século XIX, passou a fazer parte de Gênova.

Posteriormente, com o crescimento de Gênova, todo o bairro de Albaro foi reconstruído e mudou muito. No entanto, Boccadasse permaneceu sempre o mesmo. Nada mudou por lá. Além disso, no século XX, as autoridades locais pretendiam demolir toda a aldeia de Boccadasse (!). Felizmente, graças ao protesto dos moradores, a decisão foi mudada e hoje podemos admirar este lugar encantador em Gênova.

Desde então, esta vila de pescadores dentro de Gênova tem inspirado compositores e poetas.

Mas de onde vem o nome Boccadasse?

Não se sabe ao certo. Segundo alguns, derivaria do nome de um certo Guglielmo Boccadassino, um proprietário de terras do lugar. No entanto, a teoria mais popular é aquela que diz que Boccadasse derivaria do dialeto genovês “böcca d’ase” (ou “boca de asno”) por estar localizado no coração de uma baía bastante estreita.

 

O que ver e fazer em Boccadasse

Boccadasse é minúscula, portanto não há muitas atrações para ver. De fato, é aquele tipo de lugar para se aproveitar a atmosfera, tomar um drink, curtir a paisagem.

A igrejinha de Santo Antonio

Ao chegarmos a Boccadasse, a primeira coisa que vemos é a Igreja de Santo Antonio de Pádua, um edifício erguido pelos pescadores como oratório a partir do século XVIII. A estrutura foi ampliada várias vezes ao longo dos anos, primeiro para alargar a nave, depois com a adição da torre do sino em 1827 e, finalmente, por ocasião da consagração em 1864.

O seu interior é caracterizado por um piso de mármore policromado e preserva várias obras de arte e, penduradas nas paredes, algumas maquetes de embarcações doadas como ex-voto pelos fiéis pelas graças recebidas.

O ponto panorâmico da Piazza Enrico Bassano

Atrás igreja há uma pracinha fantástica. De lá, você pode admirar uma vista maravilhosa de Boccadasse. Além disso, é também o melhor local para tirar fotos. Depois, da praça, pode-se descer por uma viela que leva à praia.

A pracinha
E a vista!

Nessa ruazinha há vários restaurantes e bares onde pode comer peixe fresco e tomar um drink. De fato, é um lugar muito popular entre os habitantes de Gênova, especialmente durante os fins de semana e à noite.

Lá em frente, entre o prédio rosa e amarelo, está a viela que leva da praça até a praia.

 

A prainha de Boccadasse

A praia de Boccadasse é de pedras (seixos cinzas), bem pequena e circundadas pelos prédios coloridos. De uma certa forma, fica protegida do barulho da cidade, por isso é considerada um oásis em Gênova, que é uma cidade grande. Aqui o som predominante é o das ondas, das crianças brincando e das pessoas conversando.

boccadasse
Mesmo fora do verão, nos dias de sol as pessoas aproveitam para sentar na praia e levar as crianças para brincar.

 

Enfim, não há exatamente uma lista de coisas para fazer em Boccadasse. Sem dúvida, a melhor forma de curtir o lugar é passear, desfrutar do ambiente e quem sabe parar para tomar um drink geladinho em algum cantinho com uma vista maravilhosa.

 

Onde comer em Boccadasse

Há inúmeros bares e restaurantes de frente para a praia. Uns mais turísticos e outros menos, oferecem comida de rua e pratos típicos de Gênova. Algumas dicas de restaurantes e bares são as seguintes:

Strambata

Este é o bar mais popular e famoso de Boccadasse. Lá você pode tomar drinks e experimentar alguns petiscos deliciosos que são servidos durante o happy hour. O único problema é que existem apenas cadeiras e nenhuma mesa. Os clientes sentam em cadeiras, na praia ou ficam a pé. Em todo caso, a vista que você pode admirar durante o seu aperitivo é deslumbrante!

Está vendo esta aglomeração na frente do bar com toldo listrado azul e branco? É o Strambata!

Trattoria Osvaldo

Se você prefere um restarante de frutos do mar, uma boa pedida é a Trattoria Osvaldo, especializado em culinária genovesa.

Patanegra

O Patanegra é um de nossos preferidos. É uma pizzaria, restaurante e também bar perfeito para o happy hour. Há um amplo terraço com vista para o mar, perfeito para tomar um drink no verão.

Happy hour do Patanegra

 

Como chegar a Boccadasse

O bairro de Boccadasse está localizado no leste de Gênova e dista cerca de 20min do centro histórico. Se estiver de carro, coloque como destino o seguinte endereço: Corso Italia, 38. É o endereço da sorveteria Il Baretto, pois em frente a ela há uma boa área de estacionamento. De qualquer forma, é também possível estacionar ao longo do Corso Italia, onde houver faixas azuis. Os estacionamentos são pagos e há maquininhas nas redondezas. Você terá que fazer o ticket e deixá-lo exposto no painel no carro.

Chegar lá é muito simples. Caso não esteja de carro, você pode tomar o ônibus 31, que sai da frente da estação Brignole. Depois é só descer na parada Italia 6 / Boccadasse.

 

Hotéis em Boccadasse

Gostaria de se hospedar em Boccadasse? Então veja no mapinha abaixo algumas opções de hotéis.

Booking.com

 

Por fim, na minha opinião Boccadasse é a parte mais charmosa de Gênova. Se você está visitando a capital da Ligúria, com certeza deveria dar um pulinho lá.

Por Renan Sousa

Comilão de nascença e amante do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.