O porto de Gênova tem uma grande importância desde o século XII, quando o comércio no Mar Mediterrâneo cresceu e a cidade se tornou uma potência comercial de itens de luxo provenientes do Oriente.
Gênova também desempenhou um papel importante como centro de construção naval. Durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu pesados danos causados por bombardeios. Também contribui em grande parte para a economia do país, pois fica em um canto do “Triângulo Industrial” (junto com Milão e Turim).
Quando Strauss foi da Europa para Nova York em 1851, ele trouxe parte do material e mais tarde nasceram os icônicos jeans ‘Levi’. O termo “jeans azul” vem do francês “bleu-de-Gênes” ou “azul de Gênova”.
A loteria – o popular jogo da loto – foi criada por Benedetto Gentile em sua cidade natal, Gênova, no século XVII. Imaginem que as pessoas das classe mais populares eram tão viciadas na loteria que as autoridades tiveram que acabar com ela e proibí-la.
O popular molho italiano à base de manjericão, o pesto, tem suas origens no Gênova do século XVI. De fato, aqui na Itália ele se chama Pesto alla Genovese. De fato, o nome deriva do verbo genovês pestâ, que significa “esmagar”. Saiba mais sobre o pesto clicando AQUI.
O grande navegador Cristóvão Colombo, nascido em 1451, era genovês. De fato, ele doou uma parte de sua renda da descoberta das Américas à sua cidade natal, para ajudar os pobres. Foi a partir deste porto que ele partiu em 1492. Hoje, sua casa, embora em ruínas, é uma atração turística da cidade.
O Aquario de Genova é o maior aquário da Itália e um dos maiores da Europa. Foi construído em 1992 pelo arquiteto italiano Renzo Piano e possui 27.000m² de espaço. Aproximadamente 15.000 animais que habitam a maioria das massas de água do mundo são mantidos em ambientes muito semelhantes aos seus habitats naturais. Anualmente, atrai mais de um milhão de visitantes por ano.
Deixe um comentário