Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Curiosidades

7 Coisas sobre Gênova que talvez você não saiba

Gênova ainda é uma cidade pouco explorada, se comparada às outras capitais italianas. Assim sendo, escrevi esta lista de 7 fatos curiosos sobre Gênova, mais ou menos conhecidos, com a esperança de estimular seu interesse e talvez te convencer a escolher La Superba como destino para sua próxima viagem pela Itália.

1. Maior e mais histórico porto da Itália

O porto de Gênova tem uma grande importância desde o século XII, quando o comércio no Mar Mediterrâneo cresceu e a cidade se tornou uma potência comercial de itens de luxo provenientes do Oriente.

Gênova também desempenhou um papel importante como centro de construção naval. Durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu pesados danos causados por bombardeios. Também contribui em grande parte para a economia do país, pois fica em um canto do “Triângulo Industrial” (junto com Milão e Turim).

Porto de genova

2. Sabe o jeans? Nasceu em Gênova!

Atualmente, o jeans está em qualquer coleção de roupas. Mas você sabia que eles foram inventados em Genova? Sim, isso mesmo! Apesar do americano Levi Strauss ser conhecido como o inventor do jeans, o tecido de algodão usado para produzir jeans, era realmente produzido em Gênova. Inicialmente, ele era usado para criar os sacos de velas dos navios e, posteriormente, as calças dos marinheiros genoveses que viajavam de porto em porto ao redor do mundo.

Curiosidades sobre Genova

Quando Strauss foi da Europa para Nova York em 1851, ele trouxe parte do material e mais tarde nasceram os icônicos jeans ‘Levi’. O termo “jeans azul” vem do francês “bleu-de-Gênes” ou “azul de Gênova”.

3. E a loteria também…

A loteria – o popular jogo da loto – foi criada por Benedetto Gentile em sua cidade natal, Gênova, no século XVII. Imaginem que as pessoas das classe mais populares eram tão viciadas na loteria que as autoridades tiveram que acabar com ela e proibí-la.

Curiosidades sobre Genova - loteria

4. E o pesto…

O popular molho italiano à base de manjericão, o pesto, tem suas origens no Gênova do século XVI. De fato, aqui na Itália ele se chama Pesto alla Genovese. De fato, o nome deriva do verbo genovês pestâ, que significa “esmagar”. Saiba mais sobre o pesto clicando AQUI.

5. É a terra natal de Cristovão Colombo

O grande navegador Cristóvão Colombo, nascido em 1451, era genovês. De fato, ele doou uma parte de sua renda da descoberta das Américas à sua cidade natal, para ajudar os pobres. Foi a partir deste porto que ele partiu em 1492. Hoje, sua casa, embora em ruínas, é uma atração turística da cidade.

6. Gênova tem o maior centro histórico da Europa

A cidade possui o maior centro histórico continuamente ocupado em toda a Europa. Em 2006, uma parte do centro histórico de Gênova foi incluída no patrimônio mundial da UNESCO. Em 2004, foi a Capital Europeia da Cultura.

Centro histórico de Genova

7. E tem também o maior aquário

O Aquario de Genova é o maior aquário da Itália e um dos maiores da Europa. Foi construído em 1992 pelo arquiteto italiano Renzo Piano e possui 27.000m² de espaço. Aproximadamente 15.000 animais que habitam a maioria das massas de água do mundo são mantidos em ambientes muito semelhantes aos seus habitats naturais. Anualmente, atrai mais de um milhão de visitantes por ano.

Aquario de Genova

 

Para salvar no Pinterest

Por Renan Sousa

Comilão de nascença e amante do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.