Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Passeios

Lanterna: O Farol de Gênova símbolo da cidade

 

O farol de Gênova, ou melhor, a “Lanterna“, como é chamada, é o símbolo da cidade (e aqui do site também!). De fato, ao chegar a Gênova, seja de navio ou de carro, é muito provável que você logo o veja.

A construção atual data de 1543, mas nos primeiros anos do século XII já existia uma estrutura muito semelhante que servia de torre de vigia (para sinalizar a chegada de navios suspeitos) e farol. Para que se tenha uma ideia, em cima dela queimavam fardos para indicar a entrada do porto aos navegantes.

O farol de Gênova recebeu até mesmo a visita de Leonardo Da Vinci que, junto com Ludovico il Moro, foi lá para estudar o layout das fortificações genovesas.

Enfim, embora visitá-la e subir todos os degraus até o terraço não seja muito simples, todo o esforço é recompensado pela vista que se tem lá de cima. Além disso na base da torre funciona um pequeno museu multimídia de Gênova e sua província.

Lanterna de Genova

Como visitar o Farol de Gênova

Antes de tudo, o Farol de Gênova fica aberto para visitação apenas nos sábados, domingos e feriados. Há também algumas aberturas extraordinárias, como no dia 18 de maio, por ocasião da Noite dos Museus (a última entrada é às 21h30). Entretanto, a atração fica fechada na Páscoa, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Além disso, antes de decidir visitar a Lanterna, informe-se sobre as condições meteorológicas em Gênova, umas vez que em caso de tempo muito ruim, as visitas ao Farol não acontecem.

Você pode comprar seu ingresso online antecipadamente (para evitar longas filas) ou diretamente no local na bilheteria do museu. De fato, no máximo 25 pessoas podem entrar no farol por vez.

Crianças de 0 a 6 anos e pessoas com deficiência acompanhadas podem entrar gratuitamente.

Veja abaixo a disponibilidade.

Dicas para visitar a Lanterna

Antes de visitar o Farol de Gênova, há certas coisas que você deve saber. Primeiramente, saiba que é necessário enfrentar 172 degraus para chegar ao terraço. Por isso, a visita não é possível para quem tenha dificuldades em se locomover ou problemas cardíacos.

Além disso, é bom tomar as seguintes precauções.

  • Use calçados adequados e evite chinelos.
  • Não é permitido entrar com animais de estimação.
  • Todas as crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto.
  • Escolha, sempre que possível, visitar esta estrutura em dias que não sejam particularmente frios (especialmente se estiver viajando com crianças), pois é uma área bastante exposta aos ventos.

Como chegar ao Farol de Gênova

Como chegar ao Farol de Gênova

É possível chegar ao Farol de Gênova apenas a pé, percorrendo o calçadão que começa no estacionamento próximo do Terminal Marítimo. Você pode estacionar gratuitamente por 2h30, se tomar um café ou comprar algo em uma das lojas do pequeno shopping. Serão cerca de 800 metros de caminhada pelo cais do Porto de Gênova.

 Se você vem de outro lugar de Gênova usando transporte público, outra possibilidade é descer nas paradas “Buozzi 2 / Metrô Dinegro” ou “Dinegro / Terminal Traghetti”. Depois, é só atravessar a estrada na direção do porto e seguir até o Terminal Marítimo, onde começa a caminhada. Saindo da galeria comercial do Terminal Marítimo, de fato, você encontrará no perímetro do estacionamento algumas linhas brancas e vermelhas com o símbolo da Lanterna que o levará, com segurança, ao início da caminhada. Você logo verá um grande painel vermelho com um desenho de Gênova e a escrita “LANTERNA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.