Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Curiosidades

O presépio iluminado de Manarola

Você sabia que um dos maiores presépios do mundo é aquele de Manarola, um dos vilarejos das Cinque Terre?

Todos os anos, em Manarola, constrói-se aquele que é considerado um dos maiores presépios do mundo! A inauguração realiza-se no dia 8 de dezembro e a obra permanece até o mês de janeiro.

 

Um dos maiores presépios do mundo

O de Manarola é considerado o maior presépio iluminado do mundo e em 2007 entrou, inclusive, para o Guinness, o livro dos recordes.

As estátuas iluminadas (7.000 lâmpadas coloridas e 7 km de cabo elétrico) são dispostas ao longo da encosta, chegando ao topo, onde brilha o cometa.  O presépio é de uma beleza incrível: as colinas de Manarola são totalmente cobertas de estátuas luminosas, de um a três metros de altura, e no topo a cabana com o Menino Jesus.

O extraordinário cenário se deve à criatividade de Mario Andreoli que desde 1976 se dedica a essa paciente e laboriosa construção.

A colina de Manarola onde ficam as estátuas iluminadas. Foto: Jack Ward

 

A história do presépio de Manarola

O presépio de Manarola nasceu do carinho e da paixão de Mario Andreoli, um ex-funcionário das ferrovias italianas que, lâmpada após lâmpada, ovelha após ovelha, deu início ao ambicioso projeto de iluminar todo o morro com o presépio.

Hoje em dia, depois de mais de 40 anos, o público ainda pode admirar sua incrível obra. Uma colina inteira no coração de Cinque Terre brilha na noite de inverno para contar a descida dos anjos à terra, a chegada dos pastores e o nascimento do Menino Jesus.

Enfim, uma emoção que sabe combinar o talento artístico, a fé e a tradição.

 

Informações úteis:

O presépio fica visível todos os dias, do pôr do sol até às 22:00 e até 10 de janeiro de 2021. A maneira ideal de chegar até lá é, obviamente, o trem.

Para mais informações, veja a página oficial do presépio: https://www.facebook.com/presepemanarola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.