Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Passeios

Imperia: dicas do que ver e fazer

 

Imperia está localizada na Riviera dei Fiori (Riviera das Flores), entre Nice, na França, e Gênova. Esta cidade portuária é conhecida como a cidade das azeitonas, mas também como uma cidade com duas faces. Neste artigo, trago algumas dicas do que ver em Imperia em um passeio de um dia.

Mas para que você possa entender melhor como programar seu roteiro em Imperia, precisa antes conhecer algumas informações históricas sobre a cidade.

Antes de mais nada, o nome de Imperia consta no mapa somente há 100 anos. Isso porque foi em 1923 que Mussolini decidiu que as cidades rivais de Oneglia e Porto Maurizio, cada uma em cada margem do rio Impero, deveriam se tornar um só município. O problema é que as duas eram inimigas históricas, cada uma com seu padroeiro, seus costumes e tradições. Imagino que os habitantes não devem ter aceitado muito bem essa imposição do ditador…

Enfim, Oneglia e Porto Maurizio são dois nomes que você encontrará sempre que pesquisar sobre o que ver em Imperia.

o que fazer em imperia
Bem vindos à cidade com o melhor clima da Itália. Será?

O que ver em Imperia Oneglia

Considere que em um passeio de 1 dia você consegue per as principais atrações de Impéria. Por isso, ela pode até ser uma parada se você está viajando de carro entra a França e a Itália. Veja as minhas dicas do que fazer e o que ver em Imperia, e então elabore seu roteiro.

 

1. O Museu dell’Olivo (Museu da Oliveira)

Se você chega a Imperia de trem, essa pode ser sua primeira parada. Como escrevi anteriormente, Imperia é famosa por suas azeitonas e, por consequência, pela produção de azeite de oliva. Sendo assim, vale a pena visitar o Museu da Oliveira, que pertence à empresa Carli, grande produtor de azeite italiano.

Dentro do museu, instalado em um belo edifício da década de 1930, você pode conhecer um pouco da história milenar da oliveira, com exposições que incluem achados arqueológicos e antigos lagares de azeite. Até será possível ver o lagar Fratelli Carli em funcionamento, mas apenas nos meses de novembro a abril. Também é possível visitar o jardim, onde há oliveiras milenares.

O museu, assim como o estabelecimento, fica na Via Garessio, 13. As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 10h às 13h e das 15 às 18h. O ingresso custa 5 euros. Veja mais informações no site do Museu dell’Olivo.

 

2. Calata Cuneo

A Calata Cuneo é um ponto de encontro diário e noturno para o povo de Imperia. É o cais do porto comercial de Oneglia, realçado por uma esplêndida fileira de casas em tons pastel. Lá você vai encontrar muitos lugares para desfrutar de um bom almoço de peixe fresco, mas não só. É o coração da vida noturna da cidade, por isso certamente não faltam bares e pubs onde tomar um drink.

o que ver em imperia

Além disso, você pode percorrer todo o píer, chamado Molo Lungo, até o farol e admirar a paisagem composta pelos barcos de pescadores em primeiro plano, o mar e o horizonte e as casinhas Calata Cuneo.

Um dos barcos atracados é uma espécie de restaurante, onde você pode comprar frituras de peixe.

 

O que ver em Imperia Porto San Maurizio

Caso esteja a pé, para ir de Oneglia a Porto San Maurizio, você pode pegar um ônibus urbano ou então fazer uma caminhada de cerca 20/30 minutos. Veja abaixo o que ver em Imperia na zona de Porto San Maurizio.

 

1. Parasio

Sem dúvida, o destaque desta parte da cidade é o Parasio, que é o centro histórico medieval. Ele é repleto de igrejas, prédios antigos, jardins, vielas e vistas deslumbrantes para o mar e as montanhas. Parasio fica no alto de um pequeno morro, bem em frente a Oneglia. Por isso, é preciso subir um pouco para chegar lá, mas não tenha preguiça!

O bairro ainda respira uma atmosfera diferente do resto da cidade. De fato, parece que estamos em um vilarejo do interior. Além disso, o emaranhado de vielas floridas permite desfrutar da vila com calma e tranquilidade, em busca dos detalhes coloridos que a enriquecem.

dicas de imperia

2. Passeggiata degli Innamorati

A passeggiata degli innamorati (em português, passeio dos apaixonados) é um caminho com vista para o mar que liga Borgo Marina ao pequeno bairro de Borgo Foce. As pessoas adoram passear lá e, de fato, o lugar tem uma vista linda. Ao entardecer, as luzes do pôr-do-sol dão um toque a mais à beleza do lugar.

O Borgo Foce manteve a aparência típica de uma vila de pescadores, onde as casas coloridas tinham vista diretamente para a praia. A área foi recentemente reconstruída e feita quase inteiramente para pedestres.

Continuando a caminhada, você chegará a Borgo Prino, o bairro mais à oeste da cidade. Lá também existem vários bares e restaurantes.

o que ver em imperia

Outras dicas do que ver em Imperia

Elenquei acima as atrações principais que você pode ver em Imperia em um dia. Sobrando disposição e tempo, há ainda outras coisas que você pode colocar no seu roteiro. Por exemplo:

  • O museu naval, interessante para adultos e crianças que gostem desse assunto. Lá se encontra um ótimo acervo de instrumentos de bordo, miniaturas, fardas, ex-votos e toda uma seção dedicada ao mergulho. Fica na Piazza Duomo.
  • Estamos em uma cidade litorânea, então se você visita Imperia no verão pode aproveitar para curtir as praias! A mais concorrida é, sem dúvida, a Spiaggia Dorata, de Borgo Marina, não muito longe de Borgo Prino, na ponta leste da cidade.
  • Por fim, uma dica do que ver em Imperia é a Villa Grock. Trata-se da casa bizarra que foi residência do palhaço mais famoso do mundo, Grock! Hoje em dia lá funciona o Museu do Palhaço e é um lugar eclético, com estilos que lembram um pouco o de Dalì. Além disso, por lá passaram nomes como Picasso e Charles Chaplin. Durante a minha visita a Imperia e a escrita deste artigo, o casarão estava fechado para reformas. Por isso, caso deseje visitá-lo, confira antes os detalhes no site do museu.

 

Como chegar a Imperia

Imperia dista 120km de Gênova e 84km de Nice.

Trem: A estação ferroviária de Imperia fica a 10 minutos a pé da beira mar de Oneglia.

Carro: Por Imperia passa a autoestrada A10 que liga Gênova a Ventimiglia. Saia em Imperia Est (Oneglia) ou Imperia Ovest (Porto Maurizio). Também é possível chegar pela Via Aurelia, que ladeia o mar e passa por dentro das diversas cidades litorâneas da Ligúria (não indico, pois há muito trânsito). Você pode deixar os carros nos mais diversos estacionamentos da cidade (utiliza o Google Mapas para localizá-los), onde há faixas azuis (a pagamento) ou brancas (gratuitas).

 

Enfim, agora você sabe o que ver em Imperia em um dia, só precisa começar a explorar esta bela cidade da Ligúria!

 

Para salvar no Pinterest!

Por Paulo Silva

Olá, eu sou o Paulo, metade genovês e metade brasileiro. Venha descobrir essa cidade incrível comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.