Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Gastronomia Receitas

Pansoti: uma das massas típicas da Ligúria

Pansoti é uma massa recheada típica da Ligúria. Lembrando muito os tortellini, é um daqueles clássicos que você deve experimentar quando estiver em Gênova ou outra cidade da região.

Os pansoti geralmente têm uma forma triangular e são recheados com uma mistura de ervas típicas da Ligúria. Por exemplo, usa-se muito borragem e acelga. Esta massa não é muito antiga, pois os pansoti foram mencionados pela primeira vez em 1931 em um guia de culinária local como “pansoti cu a salsa de nuge“ (pansoti com molho de nozes). Posteriormente, em 1961, os pansoti tornaram-se muito populares graças ao famoso restaurante Manuelina, que fica em Recco.

 

Por que se chamam pansoti?

Existem diferentes versões sobre a origem do nome “pansoti”. Uma delas afirmava que o nome vem da palavra em dialeto lígure pansa, que significa barriga. De fato, a parte recheada do pansoti parece uma barriga cheia. Outra versão afirma que o nome vem do sobrenome do general francês Pansoit. Ele viveu na Ligúria no final do século XIX e provavelmente os experimentou ou até mesmo os inventou.

Receita

Gostaria de tentar preparar os pansoti em casa? Então veja abaixo a receita.

 

Ingredientes

Para a massa
  • 500 g (5 xícaras) de farinha de trigo peneirada
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de vinho branco seco
  • água morna
  • sal à gosto

 

Para o recheio
  • 200g de folhas de espinafre
  • 400g de acelga
  • 200g de borragem
  • 200g de endívia
  • 2 colheres de sopa de ricota
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de folhas frescas de manjerona picadas
  • noz-moscada
  • Sal e pimenta do reino à gosto

 

Modo de preparar

Coloque a farinha na superfície de trabalho e faça um buraco no meio. Quebre os ovos dentro deste burado e bata levemente com um garfo. Em seguida, acrescente o vinho branco, a água, uma pitada de sal e comece a misturar os líquidos com o garfo. Vá misturando a farinha aos poucos e massa irá endurecer.

Enfim, quando a massa estiver homogênea, comece a amassar, batendo e pressionando várias vezes com a parte inferior da palma da mão. Se ficar muito seca, adicione um pouquinho de água, molhando apenas as palmas das mãos. Repita, se necessário, até obter uma massa lisa e elástica (cerca de 10 minutos amassando). Você pode verificar se está elástica o suficiente, enfiando um dedo na massa. Se ela voltar ao seu formato anterior e o orifício quase desaparecer, está no ponto. Cubra a massa com um pano úmido e deixe repousar por meia hora.

 

Agora prepare o recheio

Limpe as folhas e ferva-as em água ligeiramente salgada durante 5 minutos, depois escorra, esprema bem (se estiverem muito quentes, passe-as por água fria) e pique-as bem finas.

Em seguida, coloque as folhas em uma tigela grande, acrescente o ovo, a ricota, o queijo parmesão e a manjerona picada. Então adicione uma pitada de noz-moscada e mexa com cuidado. Prove e adicione sal e pimenta do reino à gosto.

 

Preparação dos pansoti

Divida a massa em quatro bolinhas. Pegue uma de cada vez e deixe a outra sob o pano úmido (se a massa secar será mais difícil de enrolar e dobrar).

Com um rolo de macarrão ou com a ajuda de um cilindro de massa, abra a massa bem fina e corte em quadradinhos de 7 a 8cm.

Coloque no centro de cada quadrado uma colher de recheio. Molhe as laterais do quadrado com um pouco de água e dobre a massa na diagonal, obtendo um triângulo. Pressione com os dedos nas bordas para selar o recheio dentro da massa. Depois que fechá-los, tente eliminar o ar de dentro do pansoto, pressionando do centro para os lados. Junte as bordas do triângulo (aquelas ao longo da diagonal) e pressione com nossos dedos para selá-las.

Enfim, coloque cada pansoto sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e polvilhe mais um pouco sobre eles.

pansoti

Cozimento

Coloque a água para ferver e adiciona um pouco de sal. Assim que ferver, cozinhe os pansoti epor 8 a 10 minutos, sempre dando uma olhada neles! De fato, os raviólis caseiros são sempre imprevisíveis, e se cozinharem demais vão se abrir. Para ter certeza de que estão prontos, experimente um pouco da pontinha da massa. Se estiver al dente, os pansoti estão prontos.

Por fim, agora é só temperar seus pansoti com molho de nozes ou manteiga e queijo parmesão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.