Descubra Gênova… e a Ligúria!

Categorias
Passeios

Piazza De Ferrari em Gênova: história e curiosidades

A Piazza De Ferrari é um dos cartões postais de Gênova. Ela é famosa por sua imponente fonte e os importantes palácios que a circundam. Assim sendo, vamos conhecer um pouco mais sobre este imperdível ponto turístico de Gênova?

Toda grande cidade que se preze tem pelo menos um lugar especial, capaz de ser um ponto de referência para quem ali vive por sua localização, charme, forma e características. No caso de Gênova, este lugar é, sem dúvida, a Piazza De Ferrari, a maior e mais bonita praça da capital da Ligúria.

Além disso, nas proximidades da Piazza De Ferrari ficam inúmeros edifícios de escritórios, sedes de bancos, seguradoras e outras empresas privadas, tornando esta área o centro financeiro e comercial de Gênova.

De pracinha a ponto de referência para a população

Onde hoje fica a praça, antigamente havia um largo de forma triangular que levava o nome da igreja de San Domenico, demolida na década de 1820 para a construção do Teatro Carlo Felice. Além disso, havia ainda uma pequena colina circundado por palacetes.

No entanto, entre os séculos XIX e XX decidiu-se abrir uma passagem, demolir alguns edifícios e aplanar a colina, com o objetivo de criar um espaço público para encontros culturais e sociais. Ali foi realizado até o final do século XIX um mercado.

A Piazza De Ferrari como a conhecemos hoje é coisa mais “recente”. A bacia de bronze é uma obra do arquiteto Giuseppe Crosa di Vergagni e foi doada em 1936 por Erasmo Piaggio, que em vida manifestou o desejo de deixar algo duradouro como um presente para a cidade. De fato, na bacia mais interna é possível ver a frase “Tenace afetto di Ligure, superando il destino, alla sua città donava” (tenaz afeto de lígure, superando o destino, à sua cidade doava).

No entanto, essa doação do Piaggio era muito grande e foi bem complicado levá-la até a praça. De fato, devido ao tamanho, era impossível passar pelas vielas do centro histórico. Foi então necessário fazer um percurso bem mais longo, passando pelas ruas mais largas de Gênova.

Entre os anos 90 e 2000, a Piazza De Ferrari foi totalmente restaurada e hoje em dia podemos admirá-la em todo o seu esplendor.

 

piazza de ferrari
Instalação com o logo oficial de promoção turística da cidade de Gênova – Genova More Than This. Ele foi colocado na Piazza De Ferrari em 2016 e desde então faz parte dos selfies dos inúmeros turistas e locais que passam por ali. Não deixe de fotografá-lo você também!

 

Próximo a Piazza De Ferrari

Os museus e outros lugares interessantes que se encontram ao redor da Piazza De Ferrari são os seguintes:

  • Palazzo Ducale onde há sempre exposições.
  • Palácio da Accademia liguistica di Belle Arti: Um dos museus de belas artes de Gênova.
  • O Teatro Carlo Felice: Onde é possível assistir a óperas, concertos e balés.
  • O Edifício da Bolsa de Valores, construído em 1912 pelo arquiteto Alfredo Coppedè.
  • O Palácio do Duque de Galliera, Raffaele De Ferrari, ao qual a praça é dedicada.

 

Por Paulo Silva

Olá, eu sou o Paulo, metade genovês e metade brasileiro. Venha descobrir essa cidade incrível comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.